Incêndios e tiroteio: ônibus são alvos após morte de traficante em Vitória – ES.
A noite desta segunda-feira (25) foi marcada por violência na Grande Vitória, com pelo menos cinco ônibus do Sistema Transcol sendo alvo de criminosos. Os ataques ocorreram após a morte do traficante David Pereira de Jesus, de 22 anos, durante uma troca de tiros com a Polícia Militar no Complexo da Penha, em Vitória.
De acordo com relatos, os ônibus foram incendiados ou atacados com pedras em áreas de domínio de facções. O comandante do 6º Comando de Policiamento Ostensivo da Polícia Militar do Espírito Santo, coronel Marcos, afirmou que os ataques foram uma forma de retaliação pela morte do traficante. “Foi uma ação para demonstrar poder e controle sobre as áreas onde atuam”, disse o coronel.
Os ônibus alvos dos criminosos foram os da linhas 182, 753, 587, 509 e 661. O ônibus da linha 182 foi incendiado no Bairro da Penha, em Vitória, enquanto o da linha 753 sofreu um incêndio na região de Roda DÁgua, em Cariacica. Já o ônibus da linha 587 teve seu motor queimado na Rodovia do Contorno, no bairro André Carloni, na Serra.
Além disso, os criminosos também atacaram o ônibus da linha 509 com pedras na Avenida Vitória, no bairro Horto, em Vitória. O ônibus da linha 661 teve seus bancos queimados em um princípio de incêndio, mas foi possível evitar maiores danos. Um passageiro do ônibus atacado com pedras sofreu queimaduras e precisou ser levado para um hospital.
A região onde a morte do traficante ocorreu ficou sem coletivos nas ruas até as 10h desta terça-feira (26). A Polícia Militar está trabalhando para restabelecer a ordem pública na área. O coronel Marcos afirmou que os ataques são uma forma de demonstrar poder e controle sobre as áreas onde atuam, mas garantiu que a polícia está comprometida em proteger a população e manter a ordem. “Estamos trabalhando para identificar os responsáveis pelos ataques e trazê-los à justiça”, disse o coronel.
A morte do traficante David Pereira de Jesus é vista como um golpe importante contra as facções que atuam na região. A Polícia Militar está trabalhando para prender os responsáveis pelos ataques e restabelecer a ordem pública na área. Os ônibus do Sistema Transcol estão sendo reforçados com segurança, e a população é convidada a denunciar qualquer atividade suspeita à polícia.