Para Valdir Agostinho Piran, que é presidente do grupo Piran — responsável por participar dos mais badalados empreendimentos no ramo imobiliário —, existe uma teoria que vem fazendo com que muitas pessoas ganhem dinheiro às custas de outros no mercado financeiro. Essa teoria é conhecida por “Greater Fool Theory”, ou em português, “Teoria do mais Bobo”.
E ainda que não seja completamente conhecida, as estratégias que são utilizadas no meio financeiro e estão servindo também para que algumas pessoas consigam lucrar no ramo imobiliário. Por isso, neste artigo, trataremos de explicar alguns dos pontos para evitar cair em uma possível enganação na hora de investir em um imóvel, a fim de que você não seja a próxima vítima “tola” da história. Sendo assim, se esse assunto é do seu interesse, recomendamos que leia esse texto completo!
O que é Greater Fool Theory?
Conforme explica o empresário Valdir Agostinho Piran, a “Greater Fool Theory” é uma expressão norte-americana utilizada pela ação de uma compra de algo que está totalmente acima do seu valor ideal, ou seja, se você paga o dobro do preço por algo sem a menor necessidade automaticamente você caiu na teoria do mais tolo.
Essa expressão surgiu para classificar pessoas que pagariam um preço maior em ações da bolsa, por exemplo, fazendo investimentos confusos e que beneficiariam apenas o indivíduo que te convenceu a entrar nesse investimento. Faz todo o sentido, não é verdade? Aqui no Brasil, nós conhecemos essa frase como “passar a perna”.
Como essa teoria funciona no ramo imobiliário
De qualquer modo, essa teoria tem dado o que falar, e algumas pessoas estão utilizando-a para se referirem às enganações no mercado imobiliário. Quer entender como ela funciona? Bom, conforme comenta o investidor Valdir Agostinho Piran, para imaginar uma situação como essa, basta pensar que, em determinado momento, alguém mais “esperto” tenha comprado uma casa em um ambiente vazio e sem valorização nenhuma.
Para não sair no prejuízo, essa pessoa tentará convencer uma outra de que aquela compra que fez foi a melhor coisa da vida, e que em pouco tempo, diversas empresas surgirão ao redor daquele espaço, fazendo com que a área fique 10 vezes mais valorizada. De modo ingênuo, e sem pesquisar direito, essa segunda personagem da história decide comprar essa casa por um preço maior do que a primeira pagou, pois acreditou na história. E no final das contas, essa outra pessoa que foi enganada, é a que cai na teoria do mais tolo.
Reconheça alguns pontos na hora de investir em um imóvel
Bom, agora que você já sabe o que essa teoria significa, é preciso estar atento para evitar possíveis problemas. Por isso, conforme pontua o empresário Valdir Agostinho Piran, na hora de buscar por um imóvel, vale a pena se atentar nos seguintes pontos:
- Localização;
- Preço;
- Estrutura;
- Valorização real;
- Valorização a longo prazo;
- Preço justo.
Desta forma, ficará muito mais difícil adquirir algo que seja motivo de prejuízo financeiro, e também evita que você caia no famoso “Greater Fool Theory”.